Cânion Sussuapara
- Dom Tobias
- 16 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de abr. de 2020
Cânions são vales profundos com encostas quase verticais, que podem se estender por centenas de quilômetros e atingir até 5 mil metros de profundidade. À primeira vista, quem observa esses gigantescos entalhes na superfície do planeta poderia imaginar que eles foram criados de uma hora para outra por algum fenômeno catastrófico, como um terremoto capaz de abrir a terra e gerar um precipício.
Nada disso: em geral, os cânions têm um aprofundamento lento, que pode durar milhões de anos. Os autores principais dessas obras de arte são os rios. “Dependendo da declividade do terreno, da quantidade de água e das fraturas do relevo, um curso dágua tem a capacidade de entalhar as rochas do leito por onde corre, dando origem aos paredões
Sussuapara
Também conhecido como Cervo-do-pantanal é um mamífero ruminante da família dos cervídeos.
É o maior cervídeo sul-americano, podendo pesar até 125 kg e ter até 127 cm de altura. Os machos são um pouco maiores que as fêmeas e possuem chifres ramificados. Os cascos são longos e podem se abrir até cerca de 10 cm, graças à presença de uma membrana interdigital, o que é uma adaptação ao deslocamento em ambientes inundados. Apesar de ser um ruminante, seu sistema digestório é menos especializado na digestão de celulose. É preferencialmente solitário e diurno, e seus predadores são a onça-pintada e a onça-parda. Sua dieta constitui-se principalmente de plantas aquáticas. A gestação dura entre 251 e 271 dias, e as fêmeas dão à luz um filhote por vez.
Escondido na vegetação, os paredões de pedra com doze metros de altura do Cânion Sussuapara formam uma cortina com a vegetação e água que brota durante todo o ano, independentemente da estação. No fundo do cânion, uma pequena cascata de água geladinha ajuda a refrescar e fazer uma massagem. Os moradores contam que o poço de água no local era tão fundo que permitia saltar das pedras. Hoje há apenas uma pequena porção de água, mas o cenário ainda é repleto de beleza.

Comments