Bonecas Ritxòkò
- Dom Tobias
- 17 de mar. de 2020
- 1 min de leitura
A produção artesanal dos povos indígenas do Tocantins é rica, diversificada e se mistura ao cotidiano das comunidades. É uma das mais belas e significantes expressões da nossa arte tradicional. Os conhecimentos recebidos pelos antepassados são transferidos para as gerações através da oralidade e da observação.
As bonecas Karajá “Ritxòkò” foram declaradas patrimônio cultural do Brasil em 2012, e são uma referência cultural significativa para o povo Karajá, representado, muitas vezes, a única ou a mais importante fonte de renda das famílias. O artesanato, feito de cerâmica, é produzido pelas mulheres da comunidade da Ilha do Bananal e tem um valor cosmológico, sendo fundamental para transmitir a cultura do povo para as crianças.
É através da brincadeira com as bonecas que as meninas aprendem a ser Karajá, entram em contato os valores, as histórias e os mitos, da sua aldeia, do seu povo. A confecção das Ritxòkò é uma atividade exclusiva das mulheres e envolve técnicas e modos de fazer considerados tradicionais e transmitidos de geração em geração. A pintura e a decoração das cerâmicas estão associadas, respectivamente, à pintura corporal dos Karajá e às peças de vestuário e adorno consideradas tradicionais.
Fonte: https://turismo.to.gov.br/

Comments