Importância para o Cerrado
- Dom Tobias
- 18 de mar. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de mar. de 2020
A região do Jalapão abriga o maior conjunto de áreas protegidas no Cerrado e um dos maiores blocos de vegetação nativa remanescente no Brasil Central. Estudos oficiais de seleção de áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade indicam que a o Jalapão é considerado de importância biológica extremamente alta. Deste modo, é uma das áreas críticas e prioritárias para a conservação do Cerrado.
A região é protegida por cinco unidades de conservação de proteção integral e seis unidades de conservação de uso sustentável.
Unidades de Proteção Integral - têm como principal objetivo preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, ou seja, aquele que não envolve consumo, coleta ou dano aos recursos naturais: recreação em contato com a natureza, turismo ecológico, pesquisa científica, educação e interpretação ambiental, entre outras.
Unidades de Uso Sustentável - têm como objetivo compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos, conciliando a presença humana nas áreas protegidas. Nesse grupo, atividades que envolvem coleta e uso dos recursos naturais são permitidas, desde que praticadas de uma forma a manter constantes os recursos ambientais renováveis e processos ecológicos.

留言